sábado, 18 de outubro de 2014

Triceratops

Com três enormes chifres, tinha o tamanho de um carro e pesava tanto quanto cinco rinocerontes.

Conheça um pouco mais o Triceratops.

Texto retirado da revista Dinossauros! da Editora Globo.


O Triceratops era grande e muito forte. Além do chifre pequeno e grosso no nariz, tinha dois chifres acima dos olhos, que chegavam a medir 1 m. Provavelmente, usava os chifres compridos como arma, tanto para defesa contra predadores, quanto para luta contra outros machos na disputa pela fêmea. Quadrúpede, o Triceratops possuía pernas grandes e largas como pilares. As da frente eram especialmente fortes, porque precisavam sustentar sua ampla e pesada cabeça.

A enorme couraça grossa que possuía em volta do pescoço protegia seu ombro, permitindo resistir aos golpes de outros dinossauros. Embora não se saiba, ao certo, de que cor era esse animal, alguns especialistas acreditam que sua couraça era vivamente colorida. Por ser tão bem armado, ele não necessitava ser verde ou marrom para camuflar.

O Triceratops abocanhava brotos e folhas com seu bico semelhante ao do papagaio e os triturava com as fileiras de dentes do fundo da boca. Quando um dente se estragava, nascia outro no lugar.


Os machos, provavelmente, travavam lutas para atrair a fêmea e escolher o líder do bando. Mas não usavam o chifre para ferir. Ao invés disso, atacavam um ao outro trançando os chifres numa luta feroz, para provar qual era o mais forte. A couraça óssea no pescoço deixava o Triceratops protegido contra as cabeçadas do rival.  Arqueólogos já acharam couraças danificadas, revelando que aquelas batalhas entre machos podiam ser violentas a ponto de causar ferimentos.

Mesmo dinossauros grandes e ferozes como o T-rex teriam pensado duas vezes antes de atacar o Triceratops, pois podiam machucar seriamente seus adversários com seu chifres afiados. Além disso, o Triceratops era bem protegido contra as investidas inimigas. Sua couraça óssea era uma ótima defesa contra dentes e garras afiados, e sua pele grossa apresentava duros calombos espalhados pelas costas. O Triceratops podia correr para atacar o inimigo a uma velocidade de 35 km/h. A investida desse dinossauro era poderosa o suficiente para afugentar os predadores.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:


Reino: Animalia
Filo: Chordata

Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Gênero: Triceratops

DADOS GERAIS:

  • Altura: 3 m
  • Comprimento: 9 m
  • Peso: 6 a 12 toneladas
  • Velocidade: 35 km/h
  • Alimentação: Herbívoro
  • Período em que viveu: fim do período Cretáceo
  • Onde viveu: América do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário